Contato

Fones p/ contato: Claro 83 9196 6079
Tim 83 9828 8984

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Campeonato paraibano

Nacional de Patos vence o Botafogo e respira no Campeonato Paraibano

Verdão chega aos seis pontos e entra na briga pelo G2. Já o Belo cai para a lanterna na segunda fase e perde a liderança na classificação geral

O Nacional de Patos é mais um a entrar na briga pela classificação para a fase final do Campeonato Paraibano. O Verdão venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 na tarde deste domingo e chegou aos seis pontos na segunda fase, a quatro do Sousa, o vice-líder. O curioso é que o Verdão termina a rodada empatado com outros quatro times em terceiro lugar - Treze, Atlético de Cajazeiras, Campinense e CSP.
Já o Botafogo, campeão invicto da primeira fase, amarga nesse momento a lanterna da segunda, com apenas quatro pontos ganhos. Na quarta-feira, o Belo enfrenta o Campinense em jogo adiado da segunda rodada. A partida acontece no Estádio Amigão. O Nacional, por sua vez, só entra em campo no fim de semana, enfrentando o Auto Esporte, na Graça.
Nacional vence o Botafogo (Foto: Divulgação/BFC) 
O Botafogo-PB teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas não conseguir marcar
(Foto: Divulgação/BFC)

Vilar surpreende na escalação
Sem contar com cinco titulares, o técnico Marcelo Vilar resolveu colocar o time no 4-5-1. com Edgard jogando mais à frente. Ao invés de Maxuell, o favorito para assumir uma vaga no ataque, quem entrou foi o garoto Michel, dividindo a armação das jogadas com Wendes e Fábio Neves.
A mudança da tática parece ter surpreendido o Nacional. Tanto que o Botafogo fez um grande primeiro tempo. Com mais posse de bola, o Alvinegro foi desperdiçando oportunidades claras de gol e transformando o arqueiro Mauro Iguatu no melhor jogador em campo.
Aos 7 minutos, por exemplo, o camisa 1 do Naça fez duas grandes defesas na mesma jogada. Primeiro, espalmando um chute violento de Izaías. Na sequência do lance, a bola foi cruzada para Wendes e mais uma vez Mauro Iguatu evitou o gol.
A primeira vez que o Nacional ameaçou foi aos 17 minutos, quando Dinda passou por Thuran e chutou cruzado. O goleiro Genivaldo só acompanhou.
O Botafogo seguiu dominando, mas as principais oportunidades só apareceram de bola parada. Celico e Fábio Neves tiveram a chance, mas mandaram longe do gol. E foi só na primeira etapa.
Reginaldo Sousa, técnico do Nacional de Patos (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)
Reginaldo Sousa colocou dois velocistas abertos
na segunda etapa e decidiu a partida contra o Belo

Garotos incendeiam a partida
Sem conseguir transformar a maior posse de bola em gol, o Botafogo foi castigado com a mudança de postura do Nacional na segunda etapa. A entrada de Ruan no lugar de Laércio deixou o time mais leve e, com isso, as jogadas de linha de fundo começaram a aparecer. Jogando mais recuado, o experiente Miltinho passou a comandar as ações no meio-campo.
E não demorou muito para o esquema funcionar. Aos 16 minutos, Dinda foi lançado num contra-ataque fulminante. Depois de vencer o zagueiro Thuran na corrida, o atacante chutou sem defesa para Genivaldo. Festa para os 291 torcedores que pagaram ingresso no Estádio José Cavalcanti.
O que já estava bom ficou ainda melhor para o Nacional com a entrada de Dú. Com isso, o técnico Reginaldo Sousa colocou dois velocistas abertos pelas pontas, com Eduardo Recife centralizado no meio. Os contra-ataques começaram a pipocar e por pouco o time sertanejo não aumentou o placar. O Botafogo, por sua vez, acabou se perdendo nas substituições e pouco ameaçou o gol de Mauro Iguatú.
Michel, o jogador mais lúcido do time de Marcelo Vilar, ainda tentou o empate aos 34 minutos, após boa jogada de Celico. Mas foi só isso.
De resto, o Nacional continuou sendo mais perigoso nos contra-ataques. Aos 36, Dú chegou a balançar as redes, mas o juiz Renan Roberto já havia parado a jogada assinalando impedimento. Aos 40, repeteco do lance. Dú impedido e ataque parado.
Aos 43, no entanto, a defesa do Botafogo se atrapalhou ao tentar fazer a linha de impedimento. Dú apareceu livre, na cara de Genivaldo, e o goleiro do Botafogo teve que se virar para evitar o segundo gol.
Nos acréscimos, um princípio de confusão. O lateral Diego Pitbull discutiu com o gandula. Cesar, goleiro reserva do Nacional, aproveitou para segurar a bola e acabou expulso. O zagueiro Anderson, do Nacional, e o atacante Edgard, do Botafogo, levaram cartões amarelos.
Quando os ânimos foram serenados, não tinha mais tempo para nada. Fim de jogo, com a segunda vitória do Naça em cinco jogos. Já o Belo amarga a segunda rodada em quatro partidas disputadas até aqui.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário