Contato

Fones p/ contato: Claro 83 9196 6079
Tim 83 9828 8984

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Botafogo-PB empata com o Treze e adia classificação para a fase final

Galo sai na frente, mas não consegue segurar a vitória na Graça. Com isso, Belo mantém a vantagem de quatro pontos na liderança do Paraibano 2013

Botafogo-PB x Treze, Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com/pb)
Ferreira domina a bola e recebe a marcação de
Ramon Zanardi, autor do único gol do Treze no jogo
(Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com/pb)
O Botafogo-PB encontrou um cenário favorável para conseguir a classificação para a fase final do Campeonato Paraibano. Além de ter um estádio lotado apenas por sua torcida, ainda enfrentava um adversário abalado pela demissão do técnico Sérgio Cosme. Ainda assim, foi o Treze que teve as melhores chances de sair com a vitória e acabou transformando o goleiro Genivaldo no melhor em campo.
O empate em 1 a 1, no entanto, premiou a reação botafoguense no segundo tempo. O resultado não foi suficiente para garantir já neste domingo a classificação antecipada para a fase final, mas isso poderá ocorrer ainda nesta segunda-feira, caso o CSP não vença o Auto Esporte.
O Botafogo chegou aos 27 pontos, quatro a mais que o Treze. O Galo, aliás, pode ter a sua vantagem para o terceiro colocado reduzida a cinco pontos, caso o Tigre vença o seu jogo no complemento da décima primeira rodada.
Treze domina o primeiro tempo
Sem torcida nas arquibancadas, mas sob os olhares do novo técnico, Lourival Santos, o Treze começou o jogo surpreendendo o adversário. Para quem esperava um time jogando a base dos contra-ataques, viu exatamente o contrário.
Depois de um pequeno predomínio do Botafogo nos primeiros dez minutos, o Galo foi tomando conta do jogo. Com Mazinho criando as principais jogadas, o time comandado interinamente por Luciano Silva foi chegando perto da meta de Genivaldo.
Do outro lado, o esquema com três volantes adotado por Marcelo Vilar (Hércules, Sandro e Izaías) mostrava-se inoperante, com Doda ficando sobrecarregado na armação das jogadas.
Botafogo-PB x Treze, Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Genivaldo fica abatido após o gol do Treze marcado pelo lateral-esquerdo Ramon Zanardi
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
A melhor organização do Treze resultou em gol aos 26 minutos. Depois de uma bela jogada de Tiago Chulapa, o lateral Ramon Zanardi aparceu livre na área para marcar. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Treze 1 a 0, com toda justiça.
Logo depois do gol trezeano, Marcelo Vilar sacou o volante Sandro para a entrada de Edgard, recolocando o time no tradicional 4-2-2-2. Na base da pressão, o Botafogo tentou reagir. Mas de forma desorganizada. Tanto que era comum ver o zagueiro Thurran buscando o ataque.
Com espaço para os contra-ataques, o Treze foi criando as melhores chances. Aos 39, Manú finalizou para grande defesa de Genivaldo. O Paredão começava ali a sua grande atuação na tarde.
Início arrasador do Belo na segunda etapa
O Botafogo mudou da água para o vinho no segundo tempo. Com um início arrasador, nem parecia aquele que terminou a primeira etapa dominado pelo adversário. Antes mesmo do primeiro minuto, quase Edgard empatou. A bola desviou na zaga e foi para escanteio.
Na cobrança, Izaías cabeceou forte, na linha da pequena área, e desta vez foi o goleiro Beto quem fez grande defesa.
Com os laterais Ferreira e Zadda se apresentando o tempo inteiro ao ataque, o Botafogo encurralou o Treze. Até que aos 12 minutos, num cruzamento de Ferreira, Warley apareceu para desviar de cabeça e marcar o gol de empate: 1 a 1, para delírio dos torcedores na Graça. Na comemoração, o W9 acabou levando cartão amarelo por retardar a partida.
Quando todos pensavam que a virada seria uma questão de tempo, o Treze voltou a equilibrar a partida. E, não fosse a má pontaria de Manú, poderia ter saído de João Pessoa com um resultado melhor.
Botafogo-PB x Treze, Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Warley vai para o alambrado comemorar o gol do Botafogo-PB com a torcida, no Estádio da Graça
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O atacante, uma das surpresas da escalação de Luciano Silva - acabou barrando Fernando Russi -, teve pelo menos três chances de marcar, na cara de Genivaldo. Na primeira, aos 19 minutos, após receber passe de Tiago Chulapa, o camisa 11 chutou por cima; na segunda, dois minutos depois, foi a vez do goleiro Genivaldo fazer o milagre e mandar o chute cruzado de Manú para escanteio.
A terceira chance perdida por Manú acabou sendo ainda mais clara. Aos 40 minutos, depois de cruzamento da esquerda, o atacante finalizou à queima-roupa. Genivaldo defendeu no susto. Na volta, a bola sobrou para Tiago Chulapa, que mandou para fora.
Mas o Botafogo também teve o seu vilão. Fábio Neves, que entrara no lugar de Wanderley, perdeu duas boas oportunidades de marcar - a primeira aos 26, na cara do goleiro Beto; e a outra aos 43, quando acabou furando o cruzamento de Celico.
Brigões do mesmo time
Aliás, essa jogada provocou mais um fato inusitado no clássico. Isso porque o volante Charles Vagner foi reclamar do posicionamento do lateral Ramon Zanardi. Os dois discutiram asperamente e foram separados pela turma do deixa-disso. O árbitro Adalberto Moésia, no entanto, não perdoou e acabou expulsando Charles Vagner.
A decisão do árbitro provocou um princípio de confusão no campo. Os jogadores do Treze cercaram o juiz, deixando o jogo paralisado por mais de quatro minutos. Na volta, já aos 47, subiu a placa de quatro minutos de acréscimo.
E, em cima dos 49, Adalberto Moésia encerrava o clássico.
Botafogo-PB x Treze, Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Com apenas uma torcida, o público do Botafogo-PB compareceu ao estádio e fez a festa nas arquibancadas (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
  Fonte - http://globoesporte.globo.com/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário