Contato

Fones p/ contato: Claro 83 9196 6079
Tim 83 9828 8984

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ano de 2013 já começa com previsão de chuvas para o interior do Estado da Paraíba

Ano de 2013 já começa com previsão de chuvas para o interior do Estado da Paraíba
Apesar das condições oceânicas ainda estarem desfavoráveis para uma boa estação chuvosa em 2013. O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira vem trazer uma boa notícia para a população sertaneja.

A Volta da chuva ao sertão. Segundo Rodrigo, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está atuando sobre o nordeste, com núcleo sobre o Oceano Atlântico Sul, na altura da costa da Bahia, e está recebendo umidade de uma frente fria que está sobre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Dessa forma, o especialista prevê a ocorrência de chuvas de natureza isolada no interior da Paraíba entre os dias 03 e 10 de Janeiro, as quais servirão para aliviar um pouco o forte calor sentido nas últimas semanas.

Rodrigo continua afirmando que o cenário para as chuvas de 2013 continua ruim. “Praticamente não houve melhora significativa nas condições do Oceano Atlântico na costa dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará no mês de Dezembro de 2012, sendo assim é possível prevê que em Janeiro e Fevereiro as condições do Atlântico Sul não devam mudar muito”, enfatiza.

De acordo com Rodrigo, o quadro é preocupante para a estação chuvosa do norte do nordeste que dura de Fevereiro a Maio, pois o Atlântico Sul não está dando sinais de melhora, ou seja, não está aquecendo de forma normal na costa do Maranhão, Piauí e Ceará.

“Esse é um mau indicativo, e será possível saber já no final de Janeiro se 2013 será seco ou não, mesmo considerando a data de 20 de março como limite para uma mudança no cenário desfavorável em que se encontra o Oceano Atlântico Sul”, pontua.

O físico ainda disse que as mudanças no Atlântico Sul estão ocorrendo de forma tão lenta, que Janeiro será o mês chave para definição da estação chuvosa da região, e finaliza “se o cenário de temperaturas do Atlântico Sul não começar a melhorar nas próximas 03 semanas, é porque a mudança climática que causou a grande seca de 2012 também deve influenciar as chuvas do norte do nordeste em 2013.

Apesar do cenário desfavorável atualmente para as chuvas do semiárido no período de Fevereiro a Maio de 2013, Rodrigo disse que a situação atual é um pouco melhor que a de Janeiro de 2012. E que afirma que deve chover mais em 2013 que em 2012 no norte do nordeste.

Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é o físico responsável pelo Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa) na Cidade de Sousa/PB.
Fonte: http://www.folhadosertao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário