Os presos dos pavilhões “B” e “C” da Penitenciária Estadual do Seridó em Caicó, estão mantendo suas esposas dentro da Unidade como forma de protesto por causa do encarceramento de 7 apenados na chamada “Chapa” que fica no Pavilhão “A”, e ainda por causa dos presos acusados de estupro que foram removidos do “A” para os demais pavilhões.
Os detentos anunciaram a revolta e a intenção de não deixar as visitas saírem do presídio no final da manhã deste domingo, inclusive, do interior da unidade ligaram para este Rádio Caicó AM, pedindo a presença do juiz da Vara Criminal de Caicó, Luiz Cândido, e deste bogueiro.
Eles disseram pelo telefone que não tinham o objetivo de ferir ninguém, mas, por volta das 15 horas, um preso foi atingido com uma pedrada. O reforço policial foi solicitado no 6º BPM.
De acordo com informações que chegaram ao Blog por volta das 17hs20min os problemas tinham sido contornados pela direção do presídio.
A movimentação dos presos dos pavilhões aconteceu na última quinta-feira, (13), antes de começar uma missa que seria celebrada pela passagem do Natal dos apenados promovido pela Pastoral Carcerária. Naquele dia, alguns presos que subiram do pavilhão “A” foram apedrejados.
O juiz das execuções penais Luiz Cândido Villaça, e o Promotor de Justiça, Vicente Elísio de Oliveira Neto, estiveram no presídio e ouviram as reivindicações dos presos. As autoridades ofereceram uma contra-proposta. Que os presos liberassem todas as pessoas reféns, para que na manhã desta segunda-feira, (17), eles negociassem os pedidos que são: volta dos presos que foram encaminhados para pavilhão “A” esta semana, que são ao todo 7; devolução dos televisores e aparelhos de rádio , retirados esta semana depois de outro motim dos presos e a retirada dos presos condenados por crimes de estupro dos pavilhões onde está a maioria dos presos.
Fonte: http://www.sidneysilva.com.br